RETORNO A CORRIDA APÓS LESÃO

Tempo de leitura: 2 minutos

 

 

Após uma lesão a pergunta mais frequente para os profissionais de saúde é quando eu posso retomar a corrida? Essa resposta depende de vários fatores e a resposta do tecido que foi acometido pela lesão.

O corpo possui dentro da sua fisiológica e individualidade biológica, onde cada indivíduo tem um resposta diferente, não podemos simplesmente nos apegar apenas ao tempo de cicatrização ou recuperação, exemplo lesões musculares 6 semanas, tendinopatias 4 meses, etc..

Após passar por uma avaliação clínica existem alguns critérios para o corredor retomar seus treinos após lesão.

 

Pré-requisitos para retornar aos treinamentos

– Manter o apoio unipodal, ou seja , em uma perna só mantendo uma boa estabilidade postural.

Estabilização pé
Apoio Unipodal

 

– Realizar uma dorsiflexão, movimento de avanço do joelho sem tirar o calcanhar do solo.

Estabilidade pé
Dorsiflexão

-Descarregar o peso no 1 raio do pé.

1 raio
1 raio

-Realizar contração muscular com resistência manual e com apoio no solo sem desconforto. (Ex. Agachamento/ponte).

-Conseguir saltar descarregando a carga em uma perna só.

-Manter uma caminhada acelerada e contínua sem dor.

 

 

Retorno para corrida

 

O retorno para corrida após uma lesão deve ser gradual e acompanhada de uma mudança de padrões de movimento, principalmente na técnica de pisada que pode ser utilizado o aumento da cadência (passada por minuto) e uma mudança na entrada do contato com o solo, essa mudança deve ser gradual e de 8 a 12 semanas para iniciar o aumento de volume de treinamento.

 

Essa mudança preferencialmente deve acontecer primeiramente na esteira, pois o ambiente controlado favorece esse retreinamento de marcha e padrões de movimento.

Esse retorno aos treinamento precisa ser gradual e acompanhado por uma equipe multidisciplinar, o fisioterapeuta, médico,  treinador e dependendo da patologia o nutricionista. Além disso a atleta precisa fazer uma exposição gradual a corrida, ou seja, iniciar o treinamento com volume baixo para sentir com o corpo irá reagir aquele estímulo.

 

O retreinamento de corrida poderá ser feito com um feedback visual, o profissional irá filmar em tempo real ou demonstrar  para o atleta as correções necessárias , o feedback sonoro muito utilizado para melhorar a cadência do atleta com metrônomo

 

https://www.facebook.com/brunomatosofisio/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *